Prognóstico | Odd |
---|---|
Guarani ou Empate | 1.44 |
4 de janeiro de 2021
Guarani e Ponte Preta jogam pela trigésima terceira rodada do Brasileirão Série B nesta terça-feira em Campinas. É um dos grandes clássicos do país, o chamado “Derby campineiro”. Curiosamente, além de ser um jogo marcante por si só, o mesmo vale muito na tabela de classificação. Ambos estão grudados na mesma e quem não somar pontos aqui ficará mais distante na luta pelo sonho do acesso. Ambas as equipes vem de derrotas – que faz com que o jogo tenha ainda mais peso. O duelo entre Guarani e Ponte Preta acontece ás 19h15 de Brasília. Veja como está a tabela de classificação do Brasileirão Série B.
A derrota na última rodada para o vice-líder, América Mineiro, como mandante, poderia ter abalado por demais o Guarani. Mas como a equipe fizera um jogo bastante digno, sendo superior em praticamente todo duelo, a equipe sentiu derrota, mas entende que ainda está no caminho certo para brigar pelo acesso. Mas nesta altura da competição, já não importa mais jogar bem. O Guarani sabe que precisa das vitórias, independente de qualquer coisa. Hoje, a mesma teria um sentimento ainda mais especial para si: pois além de manter-se na briga pelo acesso, afastaria o seu maior rival da mesma.
A organização tática obtida desde a chegada do técnico Felipe Conceição foi fundamental para fazer a equipe a chegar a brigar na parte de cima da tabela de classificação. Mas o Guarani precisa conseguir dar o passo adiante, principalmente com a sua linha ofensiva. Em apenas um dos últimos quatro jogos o Guarani conseguiu sair do básico com o setor. E quando fizera, ficou em uma maior exposição, vendo seus esforços no setor acabando por serem minimizados. O fator casa ainda lhe faz acreditar ser um diferencial para si. Mas o Guarani vem de dois tropeços consecutivos como mandante. Hoje, precisa apresentar mais de qualquer jeito.
Para este duelo, o Guarani seguirá sem poder contar com o atacante Bruno Sávio e Marcelo, ambos com Covid-19. A base que atuou contra o América Mineiro poderá ser repetida.
De fato, a Ponte fizera uma campanha mais regular que a do seu maior rival ao longo da temporada. O adversário, inclusive, chegou a ficar ameaçado de rebaixamento em alguns momentos. Mas não adianta ser mais regular, se na hora da decisão, mostrar falhas, não é mesmo? E isso tem ocorrido com a Ponte. A equipe precisa agradecer aos céus por chegar a esta partida tendo chances ainda consideradas claras na luta pelo acesso. A Ponte foi derrotada em quatro dos últimos seis jogos disputados. Na última partida, derrota para outro rival direto, o Juventude, como visitante, por 2×1.
Se existe algo de positivo neste período mais irregular, é o fato da Ponte sempre estar a fazer jogos duros. De certo modo, todas as quatro derrotas nos últimos seis jogos aconteceram nos detalhes. Mas é claro, muitos pontos precisam ser corrigidos. A defesa tem sido a sua extremidade mais acessível em campo. Há muito tempo a Ponte não sai de campo sem sofrer gols. Outro problema a se enfrentar são suas atuações como visitante. A Ponte costuma ter mais problemas jogando como visitante. A equipe perdeu quatro dos últimos cinco jogos longe de casa.
Para esta partida, a boa notícia fica pelo fato do elenco inteiro estar a disposição.
Sabe como são os clássicos, né? Eles costumam igualar algumas diferenças. No caso, na campanha de ambos na tabela de classificação, a diferença é mínima. Mas o momento em si, a meu ver, existe diferenças claras. A Ponte tem mais força ofensiva. Mas é muito mais desorganizada taticamente. Defensivamente então, tem sido difícil para a equipe conseguir ser resistente. O Guarani vive um momento de maior organização, mas tem tido dificuldades para ser mais efetivo ofensivamente. A Ponte tem tido mais dificuldades como visitante. O Guarani era muito forte em casa, mas vem de dois tropeços consecutivos. Mesmo assim, ainda confio um pouco mais na organização do Guarani aqui. Vejo maiores chances do Bugre pontuar.