Prognóstico | Odd |
---|---|
Universidad Católica DNB | 1.26 |
18 de dezembro de 2020
Universidad Católica e Colo-Colo jogam pela vigésima quarta rodada do Campeonato Chileno neste sábado. É um dos grandes clássicos do país. A situação atualmente é inteiramente atípica. A Universidad Católica, ok, está a brigar pelo título, como de costume. Mas o Colo-Colo faz uma campanha deprimente e tem uma improvável ameaça de rebaixamento a parecer inteiramente real. O clássico entre Universidad Católica e Colo-Colo acontece ás 18h de Brasília. Veja como está a tabela de classificação do Campeonato Chileno.
Olhando friamente para a tabela de classificação, a Católica parece estar com o título do Campeonato Chileno em suas mãos. Claro, ainda pode parecer cedo para afirmar isso com exatidão. Afinal, falta mais de uma dezena de jogos para o fim da competição. Mas a Católica chega a esta partida, empatado em pontos com a Unión La Calera, mas com dois jogos a menos que o mesmo na tabela de classificação. Levando-se em conta que este adversário não está tão acostumado a brigar pelo título, as chances da Católica parecem ser grandes – desde que cumpra o seu papel.
Mas assim, a Católica chega a este clássico com alguma pressão sobre si. A equipe vem de uma dolorosa desclassificação da Sul-Americana diante do do Vélez Sasrsfield, onde parecia ter a vaga bem encaminhada – havia vencido a partida de ida como visitante por 2×1, mas viu o revés por 3×1 ser consumar com um gol sofrido nos últimos lances do jogo. Sem dúvidas, é um tipo de eliminação que machuca. Mas a equipe pode buscar a recuperação, tendo o consolo em poder encaminhar o então improvável rebaixamento de um dos seus maiores rivais. Isso pode motivar, sem dúvidas. Mas a Católica precisa jogar com mais disposição – principalmente sem a bola.
Como mandante, apesar de ainda ter números elogiosos, a derrota para o Vélez fora a segunda consecutiva sofrida pela equipe diante a sua torcida. É bom a Católica estar disposta a mostrar mais novamente.
A situação do Colo-Colo ainda soa como inimaginável. A equipe é a lanterna do Campeonato Chileno e tem jogos a mais em relação aos dois times a frente de si na tabela de classificação.O primeiro clube fora da zona de rebaixamento que tem a mesma quantidade de jogos realizados do que si tem seis pontos de vantagem na tabela de classificação. Ou seja, o momento é extremamente delicado. Mas após uma nova sequência adversa, o Colo-Colo conseguiu uma grande vitória na última rodada. Como visitante, bateu o Unión Española por 2×1. Isso fizera com que a equipe respirasse na competição, mas muito mais ainda precisará ser realizado.
Jogar contra o líder, para qualquer equipe, é sempre um problema. Ainda mais para quem está na lanterna da competição. Mas como trata-se de um clássico do país, como o adversário, apesar de estar no topo, vem cabisbaixo pela dolorosa eliminação da Sul-Americana sofrida, o Colo-Colo acredita que se mantiver o espírito de sua última atuação, apostando na magia dos clássicos – que costuma igualar disparidades técnicas – o Colo-Colo poderá conseguir um bom resultado aqui. É fundamental o Colo-Colo ir ao seu limite, confiando no que pode produzir ofensivamente para ser capaz.
Jogando como visitante, curiosamente, o Colo-Colo tem conseguido melhores resultados. A equipe pontuou em quatro dos últimos cinco jogos disputados, incluindo a última vitória diante do Unión Española.
Acredito que este clássico está a acontecer em um dos cenários mais atípicos. Afinal, um dos gigantes do país, o Colo-Colo, está afundado na zona de rebaixamento. A Universidad Católica pode se isolar no topo, tendo o prazer de afundar o adversário na zona de rebaixamento. Isso faz deste jogo duplamente especial. Acredito que pela magia que o clássico costuma proporcionar, mesmo estando em um ano inferior, o Colo-Colo dê muito trabalho aqui. Mas a Católica precisa de respostas após a dolorosa eliminação da Sul-Americana. E jogando para afastar as desconfianças, também, vai igualar a dedicação do rival. ´É uma aposta arriscada, mas acredito que a Católica ainda mereça o favoritismo neste clássico.